-
Arquitetos: Austin Maynard Architects
- Área: 348 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Peter Bennetts
-
Fabricantes: Ampelite, Durabeam, Eco Outdoor, Enzie, Laminated Timber Supplies, Lexan Themoclick
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes queriam uma casa na qual pudessem viver pelo menos durante os próximos 25 anos. Uma casa que cresce assim como a família, antecipando e se adaptando às diferentes necessidades ao longo do tempo. Ela deveria adaptar-se às necessidades de seus filhos à medida que eles fossem se tornando adultos, e onde poderiam acomodar confortavelmente os avós num futuro próximo. Eles solicitaram espaços práticos e de baixa manutenção, um jardim com iluminação natural e espelhos d'água além de uma relação bastante estreita entre interior e exterior.
Localizado em Kew, onde os edifícios costumam competir por atenção e status, nosso desafio foi criar uma casa que não impusesse de forma agressiva na paisagem urbana mas que fosse contida por seus jardins. Nós procuramos criar uma casa que não estivesse cercada e oculta, mas que fosse aberta para o espaço público da rua.
A casa foi implantada na porção sul de um lote retangular com orientação leste / oeste, proporcionando iluminação natural para todos es espaços além de acesso direto ao jardim. Este conectar a rua, na frente, com a área esportiva das escolares na parte posterior do terreno, reinterpretando o jardim das áreas suburbanas e permitindo uma conexão visual através dele, criando uma faixa verde contínua.
Projetada para abrigar uma família de cinco pessoas, além dos avós, a Charles House é um casa ampla em relação aos nossos outros projetos, mas é pequena em comparação com a maioria dos seus vizinhos. Com o intuito de romper o bloco da casa, o programa foi decomposto e ocupa espaços independentes e conectados entre si. Cada peça possui sua própria personalidade e por isso foram construídas utilizando diferentes padrões de ardósia. Os dois blocos principais, separados por um pequeno jardim, estão conectados por pontes. O revestimento externo de ardósia acompanha as laterais internas do jardim de modo a reforçar a relação interior exterior.
Por convenção, qualquer novo edifício construído nesta área deve ser revestido com algum tipo de pedra. Embora muitos dos edifícios recentemente construídos neste local sejam feitos de tijolos, pedras e azulejos, no entorno existem uma série de belas casa antigas com mais de um século de existência. Os antigos telhados de ardósia das casas em estilo Vitoriano, Federal e Eduardiano, geralmente estão cobertos de líquenes. Tendo isso em vista, pensamos em reinterpretar estes estilos e conectar-se com esta rica história material, sem copiar ou criar um pastiche do passado. Os empreiteiros, especialistas em ardósia (Slate Roof Service Company), envolvidos na execução do revestimento da Charles House, são responsáveis pelo cuidado e manutenção de alguns dos mais importantes edifícios tombados de Melbourne, incluindo o Victorian Parliament e o Carlton Garden’s Exhibition Building. Trabalhado com ardósia por décadas, os experientes construtores ficaram entusiasmados com o desafio de executar seu serviço em paredes verticais e não nos tradicionais planos inclinados dos telhados. Cada um dos padrões utilizados nas várias fachadas foram escolhidos pelo próprio empreiteiro, baseado em sua ampla experiência no trabalho com a ardósia. A beleza e a destreza dos detalhes que geralmente ficam ocultos nos telhados, podem ser apreciados de perto neste projeto.
Contando com paredes duplas, isolamento massivo, painéis solares, coleta de água da chuva, vidros duplos, brises ajustáveis, esta casa é um de nossos projetos mais sustentáveis.